Seguidores

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Cinco dicas para começar um negócio digital

1) Fale com os clientes. Sejam quem forem os usuários de sua futura empresa, converse com eles – não somente online, mas no mundo real – para entender quais os problemas e preferências que possuem. “Descubra as questões que o site – ou rede social, aplicativo etc – terá de resolver na prática, não só na teoria”.
2) Tenha certeza de que alguém no time que você recrutar será capaz de construir – digitalmente falando – o negócio. “As empresas precisam de um hacker, um hustler (espécie de cafetão, em tradução livre) e um hipster (um cara descolado). Para, respectivamente, codificar, vender e desenhar o projeto”.
3) Entenda como usar as plataformas de distribuição e aquisição de clientes. No mundo digital, esse termos significam canais como o Google, o YouTube, o Twitter e o Facebook. Muitos “nerds” altamente capacitados, sabem como desenvolver o projeto, mas pecam ao não usar da melhor forma os caminhos para leva-lo aos clientes.
4) Coloque a ideia no ar o mais rápido que conseguir, mesmo se não estiver completamente lapidada. “Não gaste muito tempo e dinheiro tentando deixar o negócio sem falhas, porque ele terá falhas de qualquer forma – e é preciso ir ao mercado para percebê-las”, “Suas primeiras dez tentativas estarão erradas, mas você precisará delas para acertar na décima primeira.”
5) Por fim, um conselho que quase contradiz a primeira dica da lista. É melhor medir e assistir ao comportamento dos usuários, do que perguntar a eles como o site deveria ser. Isso porque muitas vezes eles estarão errados. Contraditório? Não. “Ouvir é fundamental, mas nem por isso deve-se acreditar em tudo. Pergunte coisas, mas prefira medir o comportamento. Não precisa medir tudo, apenas os dados que ajudarão você a tomar decisões.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário